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Em breve, entraremos em contato por e-mail ou telefone para conversar sobre os próximos passos, esclarecer dúvidas e apresentar todas as opções disponíveis.

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Tabela de Tamanhos

Qual a melhor opção de quadro para mim?

Existe uma tabela com uma média de medidas padrão de quadro de bike, de acordo com a altura do ciclista. Abaixo, está uma tabela com a altura do ciclista, tamanho de quadro para bicicletas Mountain Bike (MTB) e tamanho de quadro para bicicletas de Speed/Road. Mas, esta altura pode ser variável de acordo com o "cavalo" do ciclista.

Altura Média do Ciclista (m)

Tamanho de quadro (MTB)

Tamanho de quadro (Speed)

1,50 – 1,60

14

48

1,60 – 1,70

16

50,52,54

1,70 – 1,80

17 ou 18

54,55,56

1,80 – 1,90

19 ou 20

57,58

1,90 -

21 ou 22

60,62

 

 

Qual a bicicleta ideal para o seu filho?

Existe uma tabela com uma média padrão para bicicletas infantis.
Abaixo, está uma tabela com a idade da criança e o aro indicado para cada faixa de etária

Idade da Criança (anos)

Circunferência

2 anos – 3 anos e meio

Aro 12

3 anos e meio – 6 anos

Aro 16

6 anos – 9 anos

Aro 20

9 anos – 12 anos

Aro 24

Á partir de 12 anos

A criança já pode usar bicicletas com aro 26 (adulto)

 

Como medir o cavalo em uma bicicleta de Speed/ Road?

Existem várias fórmulas e métodos para se determinar o tamanho do quadro de uma bicicleta de speed/road. Mas, a mais aceita na atualidade é a fórmula desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que consiste no tamanho do cavalo x 0,65 cm.

 

Como medir o tamanho de seu cavalo:

Descalço, com as pernas ligeiramente afastadas, vista sua bermuda de ciclista. Encoste-se em uma parede, faça uma marca com um lápis da altura do seu cavalo (como na ilustração abaixo) na parede e meça a altura (com uma fita métrica).

O valor encontrado será o tamanho aproximado do quadro ideal para o ciclista. Por exemplo: Um ciclista que tem o cavalo na altura de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 54, já que 83 x 0,65 = ~54.

No Brasil é difícil encontrar quadros com numeração ímpar, o jeito é ter um tamanho de quadro aproximado. Arredonde esse valor para menor para uma bike mais ágil, arredonde-o para maior e você terá uma bike mais confortável e estável.

 

Como medir o cavalo em uma bicicleta de Mountain Bike?

O tamanho do quadro em MTB geralmente em polegadas. Existe uma regra que foi publicada pela revista norte-americana Mountain Bike Action, em janeiro de 1992 que ensina o seguinte: Encontro a altura do seu cavalo, transforme em polegadas e então subtrai 14.

O resultado é o tamanho de quadro para mountain bike.

Por exemplo: 83cm ÷ 2,54 = 32,67 polegadas. Deste resultado subtraia 14. Então teremos 32,67 – 14 = 18,67 polegadas.

O quadro certo para o ciclista é um 18.5.

 

Como saber a medida correta de um capacete?

Assim, como para quadro de bike, existe uma tabela com tamanho correto de capacete de acordo com a circunferência de cabeça do ciclista (a circunferência é medida na altura da testa). 

 

Tamanho

Circunferência

XS/PP – extra pequeno / Infantil

Em torno de 47 cm a 50 cm de diâmetro

S/P - pequeno

Em torno de 51 cm a 55 cm de diâmetro

M/M - médio

Em torno de 55 cm a 59 cm de diâmetro

L/G - grande

Em torno de 59 cm a 63 cm de diâmetro

XL/GG – extra grande

Em torno de 63 cm a 66 cm de diâmetro

 

 

Tabela de Tamanho de Calçados

 

Para escolher o calçado para ciclismo mais adequado, deve ter em conta três fatores:

- O tipo de pedais.

- O tipo de ciclismo que pratica.

- A acomodação.

INTRODUÇÃO: Ao contrário do calçado tradicional o calçado específico para ciclismo é construído para ser propositadamente rígido e inflexível junto aos metatarsos.

A idéia é possuir uma zona rígida para melhor poder transmitir a força aos pedais, uma vez que a superfície e comportamento do pé humano não estão projetados para essa tarefa (se pedalar muito tempo com sapatos flexíveis começará a sentir pressão na zona metatársica).

Os modelos de pedais.

Se você pratica ciclismo esporadicamente de uma forma lúdica, poderá optar por pedais tradicionais, se pratica regularmente, o sistema de encaixe poderá ser a melhor opção.

Apesar de requerer habituação, os pedais de encaixe aumentam substancialmente a eficácia do pedalar, uma vez que além da força descendente (como nos pedais tradicionais), também é aproveitada a força ascendente para pedalar.

Os pedais de encaixe aproveitam também a força ascendente para pedalar.

- Tipo de ciclismo que pratica

Estrada/Speed: As sapatilhas para ciclismo em estrada são desenhadas para velocidade, trata-se de sapatilhas projetadas para manter o pé estável, especialmente no calcanhar, possuindo materiais mais leves e respiráveis, normalmente as solas são extremamente rígidas, freqüentemente em plástico TPU ou fibra de carbono nas versões mais avançadas.

 

 

Montain Bike/MTB: As sapatilhas específicas para MTB possuem uma sola ligeiramente mais flexíveis, e pítons mais agressivos para maior tração em terrenos enlameados e/ou de difícil acesso. Carregando a bicicleta em pequenos trechos a pé, ação muito comum no MTB.

 

Downhill/DH: Os tênis para Downhill são mais ou menos semelhantes aos de montanha, mas são mais largos para maior apoio e mais reforçados, sendo o downhill um esporte mais agressivo, os tênis devem obrigatoriamente oferecer maior proteção contra pedras e troncos que pode encontrar na descida.

 

Triatlo: As sapatilhas de triatlo são em tudo semelhantes aos de estrada com duas diferenças:

Normalmente possuem sistemas de fecho rápido para a transição e possuem forros internos para permitir a sua utilização sem meias.

 

Observação:

Em termos gerais as tenis de ciclismo devem estar mais justos aos pés do que os tenis esportivos tradicionais, uma das razões é o fato de o pé ficar mais estático durante a prática do ciclismo do que os outros esportes, eliminando a necessidade de permitir muito espaço para o pé expandir.

O tornozelo deve de estar justo, mas confortável, os dedos devem estar um pouco folgados, mas não tanto como um tênis de esporte normal, importante é a acomodação da zona mais larga do pé (metatarsos) para que não fique muito apertado, evitando desta forma o famoso escaldar ou adormecimento dos pés. Isto é de extrema importância, o calçado de ciclismo não deve estar muito estreito.

De extrema importância é o ajuste de encaixe do pedal no sapato, o encaixe deve ser colocado exatamente debaixo das cabeças dos metatarsos, variando de acordo com a fórmula metatársica do ciclista.

 

Posicionamento e orientação do encaixe dos pedais

Um posicionamento anatômico incorreto do pé sobre o eixo tende a separar o centro de pressão aplicada (pé e sapatilha) da força de reação do eixo. O resultado tenderá a criar movimento de dorsiflexão indesejados, forçando um gasto de energia muscular para estabilizar o pé.

 

Igualmente importante é a estabilização:

Muitos ciclistas tentem a ter uma pronação nos pés, sendo necessário estabilizar a rotação interna, evitando lesões de esforço, a melhor solução para este problema são as palmilhas personalizadas.

 

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